Fórum WikiAves
Cada lifer, uma muda plantada! - Versão para Impressão

+- Fórum WikiAves (http://www.wikiaves.com.br/forum)
+-- Fórum: Principal (/forumdisplay.php?fid=1)
+--- Fórum: Observação de Aves (/forumdisplay.php?fid=5)
+--- Tópico: Cada lifer, uma muda plantada! (/showthread.php?tid=29)

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8

Cada lifer, uma muda plantada! - João Marcelo da Costa - 02-02-2011 07:35 PM

Caros amigos,

Lanço a campanha: Cada Lifer, uma muda!

Vamos agradeçer as aves, tudo que elas nos proporcionam...

A campanha é a seguinte: Cada usuário do WikiAves, planta uma árvore atrativa para a aves em sua cidade ou em qualquer outro lugar, para cada espécie registrada, por ele, no site!

Vc tem 200 espécies registradas? Plante 200 mudas...

Não vale o que você já plantou! Tudo começa agora, ein?

Podemos fazer muito mais do que belas fotos, vamos lá, pessoal!

Postem as fotos dos plantios em seus blogs e sites depois! Vamos fazer essa corrente do bem...

Abraços

RE: Cada lifer, uma muda plantada! - Reinaldo Guedes - 02-02-2011 07:49 PM

JM,

Vamos aos termos práticos...

Quais são as mudas mais indicadas para as aves?
Quanto custa uma muda em média?

Abraço,

RE: Cada lifer, uma muda plantada! - João Marcelo da Costa - 02-02-2011 07:56 PM

Reinaldo,

A maioria das cidades tem seus viveiros e doam mudas para a população. Por incrível que pareça, muitas mudas estragam por falta de pessoas interessadas...

Para compra, em viveiros particulares, as mais comuns podem variar de R$1,00 a R$6,00, de acordo com a espécie...

Indico que as pessoas procurem o viveiro municipal de suas cidades e busquem informações sobre as árvores nativas de sua região.

Cada região do país tem suas espécies nativas, mas muitas espécies frutíferas, mesmo que exóticas, são muito procuradas pelas aves!

Estou a disposição para mais dúvidas, se não souber, corro atrás...

Abraços

JM

Na dificuldade de gente para plantio. Chamem seus amigos ou até escolas. As crianças podem ajudar. É uma ótima forma de educação ambiental!

RE: Cada lifer, uma muda plantada! - Emerson Kaseker - 02-02-2011 08:13 PM

Oi Marcelo

Acho uma boa idéia, melhor se as pessoas forem orientadas, o que não é difícil. Realmente, é importante observar as espécies nativas regionais e dar preferência a elas, mas mesmo na cultura popular esta informação é bem embasada, aqueles velhos senhores que moram nos sítios sabem muito bem quais espécies nativas regionais atraem que aves e tudo o mais...

Acho uma bela idéia e quem aderir terá certamente muito prazer em realizá-la. Lembra aquelas mudas que você me deu, o ingá já está mais alto que eu, aves já pousam nele e nele se escondem do sol forte, logo terá ninhos e frutos, é um prazer indescrtível ver que uma mudinha que a gente plantou vira aquilo tudo...

Eu tô dentro!

RE: Cada lifer, uma muda plantada! - João Marcelo da Costa - 02-02-2011 10:07 PM

Que legal Emerson...

Bom ler esse seu comentário!

Bom, a idéia já é realidade. Somos dois...

Vamos ver se a comunidade quer retribuir à natureza, tudo que ela nos proporciona.

Espero que dê certo. É simples, prazeroso, barato e do bem...

Grande abraço

RE: Cada lifer, uma muda plantada! - J-marcelo - 03-02-2011 06:59 AM

É uma ótima idéia a ser semeada.
Ja faz aproxidamente um mês que tenho cuidado de mudas de CHAL CHAL (Allophylus eduli).
Fiquei impressionado de como as aves gostam dessa frutinha.

RE: Cada lifer, uma muda plantada! - João Marcelo da Costa - 03-02-2011 11:25 AM

Oi Xará!

Que bacana! Ótima escolha de plantio. Que eu saiba, essa espécie ocorre em todas as formações florestais do Rio Grande do Sul, portanto, perfeita:

Atrativa para as aves e nativa do local onde vai ser plantada...

Isso não quer dizer que precisemos ser radicais. Em locais urbanos, a natureza não vai ficar chateada se plantarmos uma grevilea-anã para os beijas-flores, uma uma magnólia para as Tesourinhas, Saí-andorinhas, Sabiás e cia...

Acredito que para projetos ambientais, temos que ser bem seletivos e indicar sempre nativas, mas exóticas atrativas, em locais urbanizados, podem ser bem úteis.

Bom, entre nessa com a gente e vai postando as novidades, amigo!

Grande abraço

RE: Cada lifer, uma muda plantada! - Danilo Henrique - 03-02-2011 11:58 AM

Olá João tudo bem?
Achei su idéias muito legal e importate para o meio hambiente.
Uma pagina no site foi criada citando algumas especies de arvores uteis para passaros veja: http://www.wikiaves.com.br/flora:saoluisdoparaitingasp

Bom plantio para todosSmile

RE: Cada lifer, uma muda plantada! - João Marcelo da Costa - 03-02-2011 12:02 PM

Oi Danilo,

Muito obrigado pelo apoio...

Essa página que citou foi criada por mim, um tempo atrás.

Veja que é uma página da cidade de São Luis do Paraitinga, onde tenho a Guainumbi...

É interessante, cada pessoa, ver quais são as espécies nativas de sua região, como já debatemos acima...

Mas e aí? Vai zerar seu carbono com cada lifer, uma muda? Smile

Abração

RE: Cada lifer, uma muda plantada! - Danilo Henrique - 03-02-2011 12:08 PM

Hehehe,
Pretendo sim não é de hoje que tenho vontade de sair por ai plantado arvores até pesquisei na internet alguns sites que vendem arvores mais não sei como funciona e se é confiavel veja:
http://www.clickmudas.com.br/

Abraço, Danilo Henrique .

RE: Cada lifer, uma muda plantada! - João Marcelo da Costa - 03-02-2011 12:48 PM

Oi Danilo,

Gostei do site, principalmente, a parte das sementes...

Vou dar uma olhada melhor...

Bom plantio e nos conte as novidades...

Abração

RE: Cada lifer, uma muda plantada! - Afonso de Bragança - 03-02-2011 04:20 PM

Bom esta é uma ótima idéia, e vou deixar uma dica para os que moram no Rio de Janeiro, o Jardim Botânico tem um viveiro ótimo sempre compro lá, o mais caro é o Pau Brasil R$ 8,00 mas a grande maioria não passa de R$ 5,00, e quase sempre tem as principais espécie da Mata Atlântica.
Em 2010 plantei em torno de 400 mudas lá pra área do Reinaldo, estou tentando uma Reserva por lá.

Abraço

RE: Cada lifer, uma muda plantada! - João Marcelo da Costa - 03-02-2011 05:05 PM

Oi Afonso,

Uma bela notícia. Se observadores de aves, começarem a comprar terras para transformar em RPPN em vários lugares do Brasil vai ser sensacional...

Parabéns pelo plantio em 2010!

O que proponho é que zeremos nosso passado e começemos do zero.

Vamos plantar, pelo menos, em 2011, para cada lifer uma muda atrativa para elas..

Se fizermos isso e colocarmos em nossos blogs, sites, divulgarmos, faremos uma corrente do bem...

Sonhando... imagine o quanto de árvores isso daria?

Vamos lá, vc topa ou não topa? Smile

Abração

Em tempo! ótima notícia para o pessoal do rio, ein? Deve ter muitas mudas legais no JB!

RE: Cada lifer, uma muda plantada! - Jonatas Rocha - 03-02-2011 06:00 PM

Tenho o livro aves brasileiras e plantas que as atraem do Johan Dalgas Frisch.
Nele tem um catalogo de plantas e fala quais aves são atraidas por elas,se alguem quiser saber que ave tal planta atrai pode me mandar uma mensagem pelo o wikiaves que eu dou uma consultada no meu livro!
Abraços...
Obs.Sua ideia foi brilhante João Marcelo da Costa!

RE: Cada lifer, uma muda plantada! - João Marcelo da Costa - 03-02-2011 06:10 PM

Olá Jonatas!

O livro do Dalgas é bom para começar. Falta nele, informação mais embasada e mais árvores nativas por região. Tem muita árvore exótica, mas vale a pena...

Posso considerar sua resposta como uma adesão ao Cada lifer, uma muda? Smile

Tô intimando o pessoal..rs..

Abração

RE: Cada lifer, uma muda plantada! - Afonso de Bragança - 04-02-2011 02:38 PM

João Marcelo da Costa, topo o desafio sim, agora acho o teu desafio meio exagerado rsrs..

Minha opinião: Se cada usuário se comprometer a plantar até 5 mudas no ano, teriamos aí ums 30 mil que é um número ótimo.

Abraço

RE: Cada lifer, uma muda plantada! - João Marcelo da Costa - 04-02-2011 03:30 PM

Ok, ok..rs..

Acho cinco mudas muito pouco, por ano? 1 por mês, dá 12...

Cada um deve ver sua possibilidade, poderiamos ver as regras direitinho e fazer um selo para a pessoa que cumprir a meta e colocar no perfil do wikiaves...

Olha eu inventando moda..rs..

Vamos conversando..

Abração

RE: Cada lifer, uma muda plantada! - Ronie Usifoto - 05-02-2011 08:58 AM

Eu topo!

RE: Cada lifer, uma muda plantada! - Jarbas Mattos - 07-02-2011 02:07 PM

Eu tô dentro JM !!

abs

RE: Cada lifer, uma muda plantada! - João Marcelo da Costa - 07-02-2011 02:15 PM

Valeu Roni e Jarbas!

Vamos mantendo contato nesse fórum...

Estou pensando uma coisas e posto aqui depois, pode ser que seja legal...

Tira fotos para postagem. É legal o antes e do depois...

Abração