|
Cada lifer, uma muda plantada!
|
|
27-02-2012, 10:54 PM
Resposta: #141
|
|||
|
|||
|
RE: Cada lifer, uma muda plantada!
"As verdadeiras boas ações são aquelas que não comentamos com ninguém, as que não ganhamos prestigio com os outros, e sim apenas com nós mesmos".
Verdade, Bruno. |
|||
|
10-04-2012, 07:53 PM
(Resposta editada pela última vez em: 10-04-2012 07:54 PM por Wagner Espeschit.)
Resposta: #142
|
|||
|
|||
|
Conforme havia prometido, em dezembro de 2011 plantei 250 mudas nativas da mata atlântica em minha propriedade em Congonhas do Norte. Tenho 70 % da área em recuperação, com trechos de floresta secundária já avançada. Plantei mudas de espécies clímax e 60 juçaras e embaúbas. Já tenho um bonus de lifers, com um excedente maior que 100 mudas, mas este ano plantarei mais! Agora só falta a natureza me retribuir e me dar uns lifers aí... Gavião-de-penacho, pega-macaco, gavião-pato, umas corujas, entufado-baiano, hehehe. Abraços.
|
|||
|
12-04-2012, 06:28 PM
Resposta: #143
|
|||
|
|||
|
Olá Wagner, fiquei muito feliz ao ler sua mensagem. Ando meio intimista, extremamente compenetrado na criação da RPPN e por isso, acessando pouco o site, mas não podia deixar de lhe parabenizar pelo plantio.
Pessoal, devemos anunciar os plantios, mesmo que as pessoas não liguem, ignorem, não dêem bola. Nossa única alternativa é vencermos pelo cansaço... A pessoa pode não comentar, mas aquilo fica guardado na cabeça dela, como essas sementes que demoram para germinar, fica, na dormência, mas um dia, com muito custo, aparece um brotinho.... Grande abraço aos ambientalistas de verdade! Força e não desistemos nunca... João Marcelo da Costa http://www.reservaguainumbi.com.br |
|||
|
03-11-2012, 07:03 AM
Resposta: #144
|
|||
|
|||
(02-02-2011 07:49 PM)Reinaldo Guedes Escreveu: JM, olhem uma boa opção. achei uma arvore em Fpolis colhi umas frutas e plantei. agora tenho varias mudas. nesta pagina eles vendem mudas e sementes. http://frutadesabia.com.br/fruta-de-sabia/ |
|||
|
03-11-2012, 09:02 AM
Resposta: #145
|
|||
|
|||
|
Eu havia plantado algumas mudas de pitangueira, amoreira, aroeira, amexeira, embauba e sibipiruna no jardim da avenida atrás de casa sendo que algumas ja tinham quase 1 metro de altura porém a prefeitura arrancou e destruiu boa parte delas deixando apenas algumas pitangueiras, amoreiras e aroeiras, pelo menos nem todo esforço foi atoa.
|
|||
|
03-11-2012, 11:53 AM
Resposta: #146
|
|||
|
|||
|
Arvore do sabiá . é uma boa opção para recuperação de mata. achei uma arvore desta sp em Fpolis colhi umas frutas e plantei. agora tenho varias mudas. nesta pagina eles vendem mudas e sementes. http://frutadesabia.com.br/fruta-de-sabia/
|
|||
|
12-11-2012, 10:35 AM
Resposta: #147
|
|||
|
|||
|
Estou com 58 mudas da palmeira juçara. Estava pensando em plantar no subbosque da mata, que tal?
|
|||
|
21-11-2012, 10:18 AM
(Resposta editada pela última vez em: 21-11-2012 10:18 AM por Marcos Tonizza.)
Resposta: #148
|
|||
|
|||
|
A ideia é ótima e eu acrescento o seguinte. Seria uma boa prática, cada vez que sairmos para passarinhar, levarmos mudas para plantar.
Se todos aqui fizerem isso ajudaria bastante na recomposição do ambiente e na quantidade de alimentos para os pássaros. A ideia é ótima e eu acrescento o seguinte. Seria uma boa prática, cada vez que sairmos para passarinhar, levarmos mudas para plantar. Se todos aqui fizerem isso ajudaria bastante na recomposição do ambiente e na quantidade de alimentos para os pássaros. |
|||
|
09-12-2012, 12:12 PM
(Resposta editada pela última vez em: 09-12-2012 12:35 PM por Sérgio Salvador Jr..)
Resposta: #149
|
|||
|
|||
|
Plantei 7 ontem, só faltam 298, hehehehe. Acho que esse "projeto" deveria ser divulgado melhor no site, mas aí cabe ao dono ver como acha melhor. Essa iniciativa é muito boa, tem muita gente derrubando, precisamos aumentar o número de pessoas que plantam. E temos sim que divulgar nossos plantios para incentivar outras pessoas. Não bastar achar a idéia legal, tem que ir lá e fazer também, a satisfação é enorme e os benefícios para nossa avifauna maior ainda. Parabéns a todos que cultivam natureza!!!
Aí vão dicas e uma idéia para divulgação: - Verifique se o local onde vai plantar é apropriado, pois poderá perder a muda; - Verifique se a espécie faz parte da flora da região, espécies invasoras podem ser prejudiciais; - Verifique a época certa de plantio, a falta de chuva pode matar a muda. - Plante espécies pioneiras primeiro, dando um bom espaço, assim quando estas estiverem maiores, poderá plantar as espécies que necessitam de um certo sombreamento para se desenvolverem entre as primárias, que crescem mais rápido. Embaúbas são ótimas primárias, crescem muito rápido e atraem muitas espécies de aves, que ajudam no plantio de outras árvores! Idéia - O dono do wikiaves poderia colocar um ícone na página com o link para um blog, o Blog do Plantio, onde os usuários poderiam colocar fotos e comentar os seus plantios, como os dos outros também. Lá também seria o local ideal para colocar as listas de espécies ideais por região, o período correto, locais para obtenção de mudas, locais para se plantar, entre muitas outras informações, sem interferir no andamento normal do wiki. É isso, espero ter colaborado. Um abraço a todos! Aí vão dicas e uma idéia para divulgação: - Verifique se o local onde vai plantar é apropriado, pois poderá perder a muda; - Verifique se a espécie faz parte da flora da região, espécies invasoras podem ser prejudiciais; - Verifique a época certa de plantio, a falta de chuva pode matar a muda. - Plante espécies pioneiras primeiro, dando um bom espaço, assim quando estas estiverem maiores, poderá plantar as espécies que necessitam de um certo sombreamento para se desenvolverem entre as primárias, que crescem mais rápido. Embaúbas são ótimas primárias, crescem muito rápido e atraem muitas espécies de aves, que ajudam no plantio de outras árvores! Idéia - O dono do wikiaves poderia colocar um ícone na página com o link para um blog, o Blog do Plantio, onde os usuários poderiam colocar fotos e comentar os seus plantios, como os dos outros também. Lá também seria o local ideal para colocar as listas de espécies ideais por região, o período correto, locais para obtenção de mudas, locais para se plantar, entre muitas outras informações, sem interferir no andamento normal do wiki. É isso, espero ter colaborado. Um abraço a todos! |
|||
|
09-12-2012, 05:01 PM
Resposta: #150
|
|||
|
|||
|
Olá pessoal,
Fico contente com as mensagens de adesão à proposta, apesar de poucas, são sinceras, animadas e otimistas... Durante um tempo tentei unir a comunidade em prol desse objetivo, mas não tive sucesso e, hoje, mais cansado e com falta de tempo, acabei desistindo de divulgar a proposta e apenas faço minha pequena parte... Parabéns pelos plantios, lembrem-se sempre que não estão sozinhos, apesar de tudo, tem sempre alguém, ainda com esperança e vontade de mudar os rumos de história da humanidade... Abraços João Marcelo da Costa http://www.reservaguainumbi.com.br |
|||
|
« Anteriores | Seguintes »
|
Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes