|
COMEDOURO PARA AVES LIVRES
|
|
07-10-2011, 02:21 PM
Resposta: #1
|
|||
|
|||
|
COMEDOURO PARA AVES LIVRES
COLEGAS, PARABÉNS A TODOS QUE FAZEM O WIKIAVES, AMO ESTE SITE. COLOCO FRUTAS NO MEU QUINTAL PARA ATRAIR AVES, COMO MUITOS DE VCS DEVEM FAZER, POR ISSO PEÇO UMA AJUDA/DICA - AQUI ESTÁ LOTANDO DAQUELAS ABELHAS PRETAS QUE ENROLAM NO CABELO. VEJO QUE ISSO INCOMODA OS PASSARINHOS. ALGUÉM SABE COMO ESPANTÁ-LAS? ME DISSERAM PARA COLOCAR ALHO MOIDO PERTO, MAS NÃO ADIANTOU.
NÃO SEI SE POSTEI ISSO NO LUGAR APROPRIADO, SE NÃO FOI, DESCULPEM. ABRAÇOS VINICIUS |
|||
|
07-10-2011, 08:29 PM
Resposta: #2
|
|||
|
|||
|
RE: COMEDOURO PARA AVES LIVRES
já teve isto na minha casa mais não fiz nada. Tipo teve uma guerra entre essas pretas e umas marrons as marrons ganharam e foram embora. eu aconcelharia procurar na internet o predador dela natural.
|
|||
|
05-12-2011, 01:45 PM
Resposta: #3
|
|||
|
|||
|
Vinicius
Na minha chácara em Juquitiba tinha o mesmo problema. O alho funciona sim. Esmaguei três dentes de alho e juntei um pouco de óleo de soja. Após uns dias, pincelei os bebedouro (cuidado para não pincelar o orifício por onde os beija-flor bebem) e tudo o que era abelha deixou de incomodar. Elas voltam se deixar de colocar o repelente. |
|||
|
05-12-2011, 07:32 PM
Resposta: #4
|
|||
|
|||
(05-12-2011 01:45 PM)Horácio de Almeida Escreveu: Vinicius Obrigado pela dica! Mas aqui o alho não funcionou não. Resolvi de uma forma que ninguém diria que ia ajudar: colocava um pedAço de manga lá, ficava preto coberto de abelhas, eu ia lá com uma sacolinha plastica e capiturava todas, várias vezes por dia. Com isso diminuiu muito a quantidade de abelhas e os passaros tomaram conta. Está um sucesso meu comedouro agora. Quando vejo que tem muitas abelhas faço isso denovo. |
|||
|
05-12-2011, 07:36 PM
Resposta: #5
|
|||
|
|||
|
ficava preto coberto de abelhas, eu ia lá com uma sacolinha plastica e capiturava todas, várias vezes por dia. Com isso diminuiu muito a quantidade de abelhas e os passaros tomaram conta. Está um sucesso meu comedouro agora. Quando vejo que tem muitas abelhas faço isso denovo.
[/quote] Mas com isso vc mata as abelhas? |
|||
|
05-12-2011, 07:42 PM
Resposta: #6
|
|||
|
|||
|
sim mato! enrolo a sacolinha com as abelhas dentro e coloco no lixo. Mas não acho que vá acabar com elas assim não rsrs. Tem muitas flores aqui e elas estão por todo lado. tenho um pé de Manjericão que virou uma moita. Era território de abelhas de mel (aquelas de bunda amarela) - quando eu ia tirar um galhinho elas não me atacavam mas zuniam em volta de mim(dava medo) - pois bem, depois que comecei a caça-las no comedouro, elas desalojaram as outras do manjericão e agora ele fica lotado de abelhas pretas.
|
|||
|
06-12-2011, 08:02 AM
(Resposta editada pela última vez em: 06-12-2011 08:13 AM por Alexandre Faitarone.)
Resposta: #7
|
|||
|
|||
|
Oi Vinícius, entendi sua boa intenção mas não concordo com a solução. Você certamente não acabará com elas, mas se todos nós seguirmos sua recomendação o baque para as abelhas pode ser maior. Lembre-se que nossos comentários estão expostos a literalmente milhões de pessoas.
Existem vários estudos que indicam que estes insetos, embora possam ser irritantes algumas vezes, tem importância vital para a cobertura vegetal. Eu diria para você que matando as abelhas você indiretamente está impedindo que novas mudas de arvores que dependem delas para a reprodução (polinização) nasçam, então no final você está prejudicando as aves ao invés de ajudar. Na realidade, como tudo é interligado, acaba impactando a própria humanidade no final. Não quero soar radical nem chato, mas realisticamente/cientificamente isto é o que deve acontecer quando você elimina estas abelhas. Algum impacto com certeza vai ter, mesmo que em pequena escala.... Eu sugiro soluções alternativas, mesmo que não sejam totalmente eficazes, mas que evitem a eliminação. Existem muitas dicas na própria internet, inclusive de bebedouros feitos de garrafas pet que tem um prolongador no bocal, onde as abelhas não conseguem alcançar o néctar e acabam desistindo. Aqui em casa tinha comedouros na garagem. Por um tempo ficou ok, mas logo camundongos começaram a aparecer à noite para comer as frutas. O que fiz foi mudar o comedouro para a árvore em frente de casa, que estava exposta aos gatos de rua....e bingo, resolveu o problema... Grande abraço Alexandre Toda Faitarone http://www.wikiaves.com.br/perfil_alexandretf http://www.youtube.com/watch?v=wlIJU9Kby...tube_gdata |
|||
|
06-12-2011, 09:54 AM
(Resposta editada pela última vez em: 06-12-2011 09:56 AM por Mauricio Merzvinskas.)
Resposta: #8
|
|||
|
|||
|
Pessoal , além do que o Alexandre colocou de forma completa! pois preservar a avifauna é preservar antes de tudo a natureza e toda sua teia completa de interrelações entre as espécies, gostaria acrescentar que comedouros e bebedouros podem ser perigosos para as aves em geral, pois são pontos de transmissão de doenças entre as aves que freqüentam este local além de impactarem consideravelmente o comportamento dos pássaros, desestimulando sua busca por alimentos na natureza e com isso alterando o grau de dispersão de sementes de arvores frutíferas e a contribuição com a polinização, portanto, estes dispositivos tão simpáticos que atraem os pássaros devem ser usados com parcimônia , de forma esporádica, e com muita higiene!
|
|||
|
07-12-2011, 02:18 PM
(Resposta editada pela última vez em: 07-12-2011 02:19 PM por Flávio Sousa.)
Resposta: #9
|
|||
|
|||
|
Aqui em meu consultório coloco tbm as frutas e os bebedouros. Nunca tive problemas com abelhas, mas certamente, caso eu não recolha as frutas à noite, terei problema com ratos. Coloco de manhã; o que comeu comeu; acabou, não ponho mais até o dia seguinte. Recolho à noite os restos, e aproveito esta hora para higienizar comedouros e bebedouros para serem usados no dia seguinte.
Apesar da boa intenção do amigo em relação às aves, não concordo com o método de eliminar as abelhas. As Arapuás, como as conheço, são inofensivas e certamente também, como todos os outros seres, têm seu papel. Sugiro tentar afugentá-las e não eliminá-las desta forma. Flávio T. de Sousa Médico Veterinário |
|||
|
07-12-2011, 07:16 PM
Resposta: #10
|
|||
|
|||
|
COLEGAS, quando escrevi que tinha matado as abelhas, sabia que ia rolar isso rsrs.. Voces levantaram várias questões e gostaria de abordar algumas:
1 - não ataquei o ninho das abelhas, que devem viver aqui aos milhares, apenas tirei as que comiam as frutas do comedouro. Elas continuam coletando polem em todas as flores aqui de casa normalmente e imagino que as abelhas que eu capturei são uma parcela muito pequena da população. Acredito que a preocupação com as abelhas tenha um caráter mais sentimental do que ecológico/ científico NESTE caso. 2 - em relação ao fato de o comedouro mudar o comportamento das aves como o colega comentou, com certeza muda! mas quero deixar claro que vivo na cidade. As aves daqui estão acostumadas ao ambiente criado pelo homem, seja com nossos gramados, onde algumas caçam insetos, seja num pasto que tem aqui perto, seja com as árvores e plantas que nós colocamos. O mesmo em relação as abelhas. Elas vem aqui em casa pq tenho plantas que comprei na floricultura e plantei. não pq este seja seu ambiente natural. Por aqui tem uns gaviões lindos, grandes, mas temos que proteger o lixo, se não eles furam os sacos e comem! É terrível, mas é verdade. Então as aves daqui já estão adaptadas a presença do homem. Além disso tem pouquíssimas árvores frutíferas para elas. Não vejo como o fato de eu colocar frutas para possa prejudicá-las.. Até a agua que eu coloco em duas bacias elas parecem precisar muito, pois algumas aparecem aqui todos os dias só para beber e banhar-se. 3 - quanto a higiene, troco tudo todas as manhas. Claro que a saliva de um pássaro vai misturar com a do outro que comeu na mesma fruta, mas isso tb aconteceria na natureza, penso.. enfim gente, entendo que vcs tenham dó das abelhinhas, mas acho exagerada a peocupação, Entendo que os participantes deste forum são pessoas bem informadas, que amam a natureza e vão refletir sobre suas atitudes em relação a ela, que usarão de bom senso. Abraco a todos! |
|||
|
07-12-2011, 08:38 PM
Resposta: #11
|
|||
|
|||
|
Então Vinícius, reconheço e entendo que sua intenção com os comedouros e bebedouros é das mais nobres. Quiçá todos nas cidades pensassem como você.
Meu único porém é a forma simplista de eliminar as abelhas para resolver o seu problema. E aqui no fórum, o EXEMPLO acaba fazendo a diferença. Como disse, o impacto do seu ato isolado deve ser mínimo mesmo. Mas o exemplo pode ser contundente, e espalhar-se de forma viral. Temos inúmeros exemplos de idéias, argumentos, comportamentos que acabaram se tornando hits quando expostos na Internet, atingindo e muitas vezes alterando o comportamento de milhões de pessoas em alguns casos. Aí, um simples ato isolado pode sim ter peso quando exposto na Net. Quanto a ser sentimental, até tenho dó sim, mas o que me motiva realmente cada post, inclusive este, é em nada sentimental....mas sim científico, racional e prático mesmo! Grande abraço! Alexandre Toda Faitarone http://www.wikiaves.com.br/perfil_alexandretf http://www.youtube.com/watch?v=wlIJU9Kby...tube_gdata |
|||
|
19-02-2013, 03:23 PM
Resposta: #12
|
|||
|
|||
|
Vinícius, posso garantir que as aves no seu ambiente natural também convivem com as abelhas e disputam o alimento com elas, isso é normal e natural, sendo assim, eu procuraria apenas mudar o comedouro de lugar de vez em quando pois as abelhas demoram um tempo para identificar os novos locais, diferentemente das aves que fazem isso mais rapidamente,dessa forma você estará dando um ajudinha para as aves mas sem privar as abelhas. Tudo está interligado, sem as abelhas não existiria humanidade pois não haveria alimentos já que os frutos são oriundos de flores polinizadas normalmente por abelhas.
Abraço a todos, João de Almeida Prado |
|||
|
20-02-2013, 06:31 AM
Resposta: #13
|
|||
|
|||
|
Quando eu possuia um comedouro em casa e começaram a aparecer as abelhas chegou até a atrair mais aves como o joão de barro que ficava pousado sobre as frutas esperando as abelhinhas descerem para se alimentar.
|
|||
|
« Anteriores | Seguintes »
|
Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes